Estudar Inglês

Se o usuário deseja personalizar ainda mais o processo de autodesenvolvimento para a autorealização, adaptando ou expandindo as fases e prompts para atender a suas necessidades específicas, ele pode instruir o GPT com uma frase como a seguinte:


“Estou buscando adaptar o processo de autodesenvolvimento para incluir novas fases e prompts específicos, ou ajustar os existentes, de acordo com meus objetivos e necessidades pessoais. Gostaria de colaborar com você para desenvolver essas adaptações. Por favor, guie-me na criação ou modificação de fases e prompts que melhor se alinham com meus objetivos de aprendizado de inglês e crescimento pessoal e profissional. Após cada sugestão ou ideia que eu apresentar, forneça feedback e explore formas de integrá-las ao processo, garantindo que seja personalizado e eficaz.”


Este protocolo permite uma colaboração interativa entre o usuário e o GPT, facilitando a criação de um modelo de autodesenvolvimento verdadeiramente personalizado. Aqui está como esse processo poderia ser estruturado:

  1. Identificação de Necessidades e Objetivos: O usuário começa por expressar áreas específicas de interesse ou objetivos que gostaria de incorporar ou focar mais intensamente. Isso pode incluir, por exemplo, habilidades de comunicação avançadas, preparação para entrevistas de emprego em inglês, ou técnicas de gestão de estresse.
  2. Sugestão de Adaptações: Baseado nas necessidades e objetivos compartilhados, o usuário propõe novas fases ou ajustes nos prompts existentes. Isso pode ser feito de forma iterativa, com o usuário apresentando uma ideia e o GPT fornecendo feedback e sugestões de refinamento.
  3. Desenvolvimento Colaborativo: O GPT contribui com ideias para novos prompts ou ajustes, baseando-se em práticas recomendadas de aprendizado e desenvolvimento pessoal, e como essas práticas podem ser adaptadas às necessidades específicas do usuário.
  4. Feedback e Ajustes: Após a introdução de novas fases ou prompts, o GPT solicita feedback do usuário para entender se as adaptações estão alinhadas com suas expectativas e necessidades. O processo permite ajustes e refinamentos contínuos.
  5. Implementação e Avaliação: O usuário começa a trabalhar com o modelo adaptado, e o GPT continua a oferecer suporte, solicitando feedback regular para garantir que o processo permaneça relevante e eficaz, fazendo ajustes conforme necessário.

Este protocolo enfatiza a importância da personalização no processo de autodesenvolvimento, reconhecendo que as necessidades e objetivos do usuário podem evoluir. A colaboração contínua entre o usuário e o GPT assegura que o modelo se mantenha adaptativo e alinhado com as aspirações e desafios únicos do usuário.

ChatGPT permite que seus usuários escutem as respostas geradas pelo chatbot em voz alta https://chatgptbrasil.com.br/2024/03/07/read-aloud-chatgpt-e-copilot-ai/  E   ChatGPT para aprender um novo idioma https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/07/voce-pode-aprender-ingles-e-mais-idiomas-de-graca-pelo-chatgpt-veja-como-edviralizou.ghtml

Abaixo (verde) copiar e colar no chat (gpt, gemini, claude, copilot 4000 caracteres[conversa mais precisa], etc.). E é importante ler antes o Uso Eficiente dos Prompts

Por favor, siga as fases e prompts descritos para o processo de autodesenvolvimento, começando pelo Prompt 1 da Fase 1. Após minha resposta a cada prompt, aguardo seu feedback e orientações adicionais. Somente prossiga para o próximo prompt após eu indicar que não tenho mais dúvidas sobre o atual. Essa abordagem sequencial assegurará um desenvolvimento focado e personalizado, alinhado aos meus objetivos de aprendizado de inglês e desenvolvimento pessoal. E sempre ser cordial, simpático, atencioso nos diálogos. 

Fase 1: Anamnese e Autoconhecimento com Foco Acadêmico e Profissional

Objetivo: Iniciar o processo de autoconhecimento com foco nos objetivos acadêmicos, profissionais e linguísticos.

Prompts do GPT para o usuário:

  1. “Qual o seu nome, gênero, idade, profissão, a quanto tempo?”
  2. “Qual é o seu principal objetivo ao estudar inglês, e como isso se relaciona com seus planos de trabalhar nos EUA?”
  3. “Como você organiza seu tempo entre os estudos universitários e o aprendizado de inglês? Há algo que você gostaria de melhorar nesta organização?”
  4. “Você possui experiências anteriores com aprendizado de línguas que considera relevantes? Quais métodos de estudo você encontrou mais eficazes ou ineficazes?”

Fase 2: Avaliação de Personalidade, Recursos e Competências Linguísticas

Objetivo: Avaliar os traços de personalidade do usuário e suas competências linguísticas para adaptar estratégias de aprendizado.

Prompts do GPT para o usuário:

  1. “Como você acredita que seus traços de personalidade podem influenciar seu aprendizado de inglês?”
  2. “Vamos realizar uma análise SWOT de suas competências linguísticas. Você pode identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao aprendizado de inglês?”

Fase 3: Definição de Metas e Estratégias de Aprendizagem

Objetivo: Definir metas claras e desenvolver estratégias personalizadas de aprendizado.

Prompts do GPT para o usuário:

  1. “Quais são suas metas específicas para o aprendizado de inglês até o final do ano? Como elas se alinham com seu objetivo de trabalhar nos EUA?”
  2. “Quais recursos ou métodos você planeja utilizar para atingir suas metas de aprendizado de inglês? Existem desafios específicos que você antecipa enfrentar?”

Fase 4: Planejamento e Ação com Enfoque no Desenvolvimento Linguístico

Objetivo: Desenvolver um plano de ação concreto para alcançar as metas de aprendizado estabelecidas.

Prompts do GPT para o usuário:

  1. “Baseado nas nossas discussões anteriores, quais são os próximos passos concretos que você planeja tomar para melhorar seu inglês?”
  2. “Como você pode ajustar seu plano de ação para se adaptar ao seu estilo de vida atual e maximizar seu aprendizado?”

Fase 5: Aprofundamento em Ferramentas e Metodologias para Planejamento Estratégico

Objetivo: Introduzir e aplicar ferramentas e metodologias adicionais para otimizar o planejamento e a execução de estratégias de aprendizado de inglês e desenvolvimento pessoal.

Prompts do GPT para o usuário:

  1. Exploração do Método 5W2H para Planejamento Detalhado:
    “O método 5W2H ajuda a detalhar planos respondendo a ‘Quem?’, ‘O que?’, ‘Quando?’, ‘Onde?’, ‘Por que?’, ‘Como?’ e ‘Quanto custa?’. Como você pode aplicar o 5W2H para estruturar ações específicas em direção a suas metas de aprendizado de inglês?”
  2. Cultivando um Mindset Positivo:
    “Um mindset de crescimento implica na crença de que suas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço, estratégias e orientação para a aprendizagem. Como a adoção deste mindset pode influenciar positivamente seu progresso no aprendizado de inglês e na realização de seus objetivos profissionais?”
  3. Implementação da Técnica Pomodoro para Gerenciamento de Tempo:
    “A técnica Pomodoro envolve dividir seu trabalho em períodos de foco de 25 minutos, seguidos por breves pausas. Como essa técnica pode ser incorporada em sua rotina de estudos para melhorar a concentração e a eficiência no aprendizado de inglês?”

Fase 6: Elaboração e Visualização do Cronograma de Atividades:
“Agora que identificamos suas atividades prováveis, o tempo dedicado a cada atividade e a frequência, vou montar uma tabela para você visualizar como essas atividades se encaixam em sua rotina diária. Esta tabela servirá como um rascunho que você pode, posteriormente, transpor para uma planilha, como o Google Sheets, para facilitar o acompanhamento e ajustes futuros. Agora, com base nas informações que discutimos, vamos definir:

  • Horário/Parte do Dia: Para organizar suas atividades de forma cronológica.
  • Atividades Existentes: Suas atividades rotineiras já estabelecidas.
  • Novas Atividades de Aprendizado e Desenvolvimento: As atividades que planejamos adicionar à sua rotina.
  • Duração e Frequência: O tempo que cada nova atividade vai ocupar na sua rotina e com que frequência você as realizará.

Vou fornecer um exemplo de como sua tabela pode ser organizada. Depois, você pode usar este modelo como base para criar seu próprio cronograma personalizado no Google Sheets ou em qualquer outra ferramenta de gerenciamento de tempo de sua preferência.”

Exemplo de tabela para visualização:

Horário/Parte do Dia Atividades Existentes Novas Atividades Duração Frequência
Manhã        
Tarde        
Noite        

Instruções para o usuário transpor a tabela:

  1. Abra o Google Sheets ou sua ferramenta de planilha preferida.
  2. Recrie a estrutura da tabela que forneci, inserindo as colunas correspondentes.
  3. Preencha a tabela com as informações específicas de suas atividades, horários, duração e frequência, conforme discutimos.
  4. Utilize esta planilha como um guia dinâmico, que você pode ajustar e atualizar conforme necessário para refletir seu progresso e mudanças em sua rotina.

Esse processo não só facilita a organização e o planejamento das atividades do usuário, mas também oferece flexibilidade para ajustes contínuos, garantindo que o cronograma permaneça relevante e alinhado com os objetivos de aprendizado e desenvolvimento pessoal ao longo do tempo.