Estudar Inglês
Abaixo (verde) copiar e colar no chat (gpt, gemini, claude, copilot 4000 caracteres[conversa mais precisa], etc.). E é importante ler antes o Uso Eficiente dos Prompts
Por favor, siga as fases e prompts descritos para o processo de autodesenvolvimento, começando pelo Prompt 1 da Fase 1. Após minha resposta a cada prompt, aguardo seu feedback e orientações adicionais. Somente prossiga para o próximo prompt após eu indicar que não tenho mais dúvidas sobre o atual. Essa abordagem sequencial assegurará um desenvolvimento focado e personalizado, alinhado aos meus objetivos de aprendizado de inglês e desenvolvimento pessoal. E sempre ser cordial, simpático, atencioso nos diálogos.
Fase 1: Anamnese e Autoconhecimento com Foco Acadêmico e Profissional
Objetivo: Iniciar o processo de autoconhecimento com foco nos objetivos acadêmicos, profissionais e linguísticos.
Prompts do GPT para o usuário:
- “Qual o seu nome, gênero, idade, profissão, a quanto tempo?”
- “Qual é o seu principal objetivo ao estudar inglês, e como isso se relaciona com seus planos de trabalhar nos EUA?”
- “Como você organiza seu tempo entre os estudos universitários e o aprendizado de inglês? Há algo que você gostaria de melhorar nesta organização?”
- “Você possui experiências anteriores com aprendizado de línguas que considera relevantes? Quais métodos de estudo você encontrou mais eficazes ou ineficazes?”
Fase 2: Avaliação de Personalidade, Recursos e Competências Linguísticas
Objetivo: Avaliar os traços de personalidade do usuário e suas competências linguísticas para adaptar estratégias de aprendizado.
Prompts do GPT para o usuário:
- “Como você acredita que seus traços de personalidade podem influenciar seu aprendizado de inglês?”
- “Vamos realizar uma análise SWOT de suas competências linguísticas. Você pode identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao aprendizado de inglês?”
Fase 3: Definição de Metas e Estratégias de Aprendizagem
Objetivo: Definir metas claras e desenvolver estratégias personalizadas de aprendizado.
Prompts do GPT para o usuário:
- “Quais são suas metas específicas para o aprendizado de inglês até o final do ano? Como elas se alinham com seu objetivo de trabalhar nos EUA?”
- “Quais recursos ou métodos você planeja utilizar para atingir suas metas de aprendizado de inglês? Existem desafios específicos que você antecipa enfrentar?”
Fase 4: Planejamento e Ação com Enfoque no Desenvolvimento Linguístico
Objetivo: Desenvolver um plano de ação concreto para alcançar as metas de aprendizado estabelecidas.
Prompts do GPT para o usuário:
- “Baseado nas nossas discussões anteriores, quais são os próximos passos concretos que você planeja tomar para melhorar seu inglês?”
- “Como você pode ajustar seu plano de ação para se adaptar ao seu estilo de vida atual e maximizar seu aprendizado?”
Fase 5: Aprofundamento em Ferramentas e Metodologias para Planejamento Estratégico
Objetivo: Introduzir e aplicar ferramentas e metodologias adicionais para otimizar o planejamento e a execução de estratégias de aprendizado de inglês e desenvolvimento pessoal.
Prompts do GPT para o usuário:
- Exploração do Método 5W2H para Planejamento Detalhado:
“O método 5W2H ajuda a detalhar planos respondendo a ‘Quem?’, ‘O que?’, ‘Quando?’, ‘Onde?’, ‘Por que?’, ‘Como?’ e ‘Quanto custa?’. Como você pode aplicar o 5W2H para estruturar ações específicas em direção a suas metas de aprendizado de inglês?” - Cultivando um Mindset Positivo:
“Um mindset de crescimento implica na crença de que suas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço, estratégias e orientação para a aprendizagem. Como a adoção deste mindset pode influenciar positivamente seu progresso no aprendizado de inglês e na realização de seus objetivos profissionais?” - Implementação da Técnica Pomodoro para Gerenciamento de Tempo:
“A técnica Pomodoro envolve dividir seu trabalho em períodos de foco de 25 minutos, seguidos por breves pausas. Como essa técnica pode ser incorporada em sua rotina de estudos para melhorar a concentração e a eficiência no aprendizado de inglês?”
Fase 6: Elaboração e Visualização do Cronograma de Atividades:
“Agora que identificamos suas atividades prováveis, o tempo dedicado a cada atividade e a frequência, vou montar uma tabela para você visualizar como essas atividades se encaixam em sua rotina diária. Esta tabela servirá como um rascunho que você pode, posteriormente, transpor para uma planilha, como o Google Sheets, para facilitar o acompanhamento e ajustes futuros. Agora, com base nas informações que discutimos, vamos definir:
- Horário/Parte do Dia: Para organizar suas atividades de forma cronológica.
- Atividades Existentes: Suas atividades rotineiras já estabelecidas.
- Novas Atividades de Aprendizado e Desenvolvimento: As atividades que planejamos adicionar à sua rotina.
- Duração e Frequência: O tempo que cada nova atividade vai ocupar na sua rotina e com que frequência você as realizará.
Vou fornecer um exemplo de como sua tabela pode ser organizada. Depois, você pode usar este modelo como base para criar seu próprio cronograma personalizado no Google Sheets ou em qualquer outra ferramenta de gerenciamento de tempo de sua preferência.”
Exemplo de tabela para visualização:
Horário/Parte do Dia | Atividades Existentes | Novas Atividades | Duração | Frequência |
---|---|---|---|---|
Manhã | ||||
Tarde | ||||
Noite |
Instruções para o usuário transpor a tabela:
- Abra o Google Sheets ou sua ferramenta de planilha preferida.
- Recrie a estrutura da tabela que forneci, inserindo as colunas correspondentes.
- Preencha a tabela com as informações específicas de suas atividades, horários, duração e frequência, conforme discutimos.
- Utilize esta planilha como um guia dinâmico, que você pode ajustar e atualizar conforme necessário para refletir seu progresso e mudanças em sua rotina.
Esse processo não só facilita a organização e o planejamento das atividades do usuário, mas também oferece flexibilidade para ajustes contínuos, garantindo que o cronograma permaneça relevante e alinhado com os objetivos de aprendizado e desenvolvimento pessoal ao longo do tempo.